segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A OCASIÃO FAZ O MOMENTO INESQUECÍVEL!


Hoje estamos aqui reunidos na fazenda Treviso de propriedade de meu tio Betovisk, que hoje completa  seus sessenta e dois anos com espírito de 32 aninhos.  Sentimos-nos todos agraciados por estarmos aqui reunidos comemorando esta data tão memorável (ANDREA, RODRIGO, ENZO, ÉDIMO, BRAULIO, POLLYANA, HENRIQUE, MARIA CLARA, MARIA AUXILIADORA, DANIELA, SANDRO, SÉRGIO, ANTÔNIO, FAUSTO HENRIQUE, CRISTIANE, STHEFANYE, LUCIANO, BETOVISK E COM CERTEZA MINHA AVÓ HENRIQUETS)
Dentre muitas coisas que posso dizer é que estou me sentindo muito bem, sentada aqui nesta mesa de madeira, ao lado de um fogão de lenha e uma churrasqueira com uma costela assada que meu amado preparou com todo carinho, pois... só ele sabe como fazer isso da melhor forma possível.
O Enzo ontem na hora do banho se expressou de uma maneira maravilhosa.  Disse:
-Mamãe o dia hoje foi maravilhoso!  Eu estou adorando a fazenda do Tio Betão.
Eu fiquei muito comovida naquela hora, pois o Enzo tem uma ligação com meu tio que eu fico encabulada.
Ontem à noite eu e Luciano estávamos relembrando nosso passado.  E creio que foi muito bom, pois são lembranças que gostamos sempre de estar rememorando.  Ele sempre se lembra da sua festa de aniversário  onde comemoramos os seus 9 anos.  O tema da festa era do Heman, e eu fiz um bolo gelado de coco com ameixas.  Ele nunca se esqueceu deste bolo, mas acho que a ocasião é que faz o momento.  E naquele momento estavam todos felizes e tínhamos a presença de pessoas que hoje não estão mais entre nós.
VOU FAZER UM BOLO PRA VOCÊ TILU.
O Enzo ontem se esbaldou também no córrego, tomando banho naquela água gelada, e não quis sair de maneira nenhuma.
Mas agora vou contar uma de nossas histórias que ontem eu e Lu lembramos.
Minha tia e meu tio tinham um bar na época onde serviam caldos, quibes, etc. Um dos funcionários de minha tia o conhecido Zulu queria bater em meu irmão.  Braulio chegou à cozinha com os olhos esbugalhados contando a tal história.  Minha tia mais do que depressa largou as panelas todas ligadas e com fritura, de escumadeira na mão, avental e pano de prato no ombro saiu pra rua acompanhada nada mais, nada menos por umas 6 crianças para tomar satisfação com o tal do Zulu.
Chegando lá ela disse que era pra ele enfrentar ela.  E que se ele quisesse bater em meu irmão primeiro teria que se entender com ela.
Minha tia sempre nos defendia de tudo e de todos.  Pra eu poder namorar... pedia pra ela e não pra minha mãe.  Era muito engraçado mesmo.
Hoje sinto muita falta daquele abraço, daquele carinho, dos conselhos, daquela união, daquelas comidas, daquele afago e de tudo que fez ser como sou hoje, pois sempre que posso lembro-me dela para realizar tais coisas em minha vida.
Um conselho que nunca esqueci.
Minha filha não deixe que ninguém, ninguém neste mundo diga a você que o que você faz com o coração é errado.  Seja sempre assim e não magoe as pessoas que ama.
Pra terminar... depois de adulta passei a admirar uma pessoa que apesar de muitas coisas que eu não aceitava, hoje o admiro muito, pois ele me ensinou muitas coisas que um pai deveria ensinar a um filho e foi ele o meu tio BETOVISK que me ensinou.
Uma delas é comer corretamente com garfo e faca... Outra é não fale: nóis vai e sim nós vamos.  E coisas que só o tempo me fez ver como é importante saber e que na época eu não entendia o motivo de aprender.  Tio você fez parte e faz parte de uma grande parcela de minha vida. Admiro-te muito! Amo-te tiuzão! Obrigada por tudo!

Um comentário:

  1. Ameiii tudo que vc escreveu! Como eu queria estar aí pra ver o Enzo falar tantas coisas boas de se ouvir.. Também aprendi altas coisas com Tio Betones.. uma delas é: algo está te aborrecendo, não está claro, está errado?? Mande uma carta! Hahaha rio demais com vocês todos.. como te amo minha prima querida! Um beijão pra vc.

    ResponderExcluir